Menu

"Preparai os caminhos do Senhor"

Comunidade

                                      SOBRE A COMUNIDADE LUZ E VIDA

Somos fruto da renovação que o Espírito Santo gerou no seio da Igreja a partir do Concílio Vaticano II. O Espírito, que sempre assistiu a Igreja ao longo dos séculos, suscita novas realidades e carismas que possam responder às necessidades do povo de Deus em determinado tempo. As Novas Comunidades começaram a surgir na década de 70 na França e nos EUA, tornando-se um fenômeno mundial. O Papa João Paulo II, na memorável Vigília de Pentecostes de 1998, chamou as Novas Comunidades de “providencial resposta do Espírito”. Isso porque, através das Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais, leigos que se consagram a Deus a partir de um carisma e, sob o dom e a radicalidade desse carisma, vivem o seu Batismo de forma autêntica num mundo dilacerado pelo secularismo.

O Carisma Luz e Vida é expresso nos versículos bíblicos: “Uma voz clama: No deserto abri um caminho para o Senhor, na estepe aplainai uma vereda para o nosso Deus. Seja entulhado todo vale, todo monte e colina sejam nivelados; transformem-se os lugares escarpados em planície e as elevações, em largos vales. Então a glória do Senhor há de revelar-se e toda a carne, de uma só vez, o verá, pois a boca do Senhor o afirmou.”(Is 40,3-5).

"Nele estava a Vida e a Vida era a Luz dos homens” (Jo 1,4)

Nosso carisma é preparar os caminhos do Senhor através de um comprometimento com a oração e evangelização, apontando assim, o Cordeiro de Deus, nossa Luz e nossa Vida, ele que tira o pecado do Mundo. Para isso, assumimos um modo específico de viver o Evangelho e de participar da missão da Igreja. É um dom e opção livre, que qualifica a nossa existência.

Como trabalhadores da última hora, somos chamados a viver na expectativa do Retorno Glorioso de Jesus, onde se dará a união definitiva e perfeita de nossa alma com o Divino Esposo. Nosso carisma, portanto, é escatológico, levando-nos a desejar ardentemente que muitas almas retornem ao convívio de Jesus, que voltará para, definitivamente, anular a ação do pecado em todos os séculos.

Nosso carisma nos interpela para, com nossa vida de oração, contemplação, zelo e missionaridade, prepararmos para Deus um povo santo e desejoso de Seu Glorioso retorno. Um povo preparado para viver a Civilização do Amor, um povo cheio de Luz e Vida.

NOSSA ESPIRITUALIDADE

Nosso carisma nos interpela para, com nossa vida de oração, contemplação, zelo e missionaridade, prepararmos para Deus um povo santo e desejoso de Seu Glorioso retorno. Um povo preparado para viver a Civilização do Amor, um povo cheio de Luz e Vida que aqui para editar.

Nossa espiritualidade está baseada na União com Deus. Identificados com a espiritualidade carmelitana, buscamos atingir a união mais íntima e perfeita com Deus pela vivência dos seguintes pontos advindos de nosso carisma (fé, adoração, esperança, amor, oração, contemplação, zelo, reparação e missão). Por meio de nossa identificação carmelitana, somos chamados à vivência do zelo pela casa do Senhor. Na espiritualidade Luz e Vida, este zelo é como um fogo que nos devora e nos leva a atrair as almas que nos são confiadas. Desejamos ardente e zelosamente a união perfeita com Deus. Entre os modelos de Vida Apostólica, veneramos com especial predileção: Santa Teresa de JesusSão João da Cruz, Santa Teresinha do Menino JesusSanta Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) e Santa Elizabete da Trindade. Dirigimo-nos também com particular afeto a São José, Padroeiro da Igreja universal e da Divina Providência. Possuímos espiritualidade profundamente Mariana. Toda nossa espiritualidade se baseia na entrega obediente de Maria. Como escravos de Jesus pelas mãos de Maria, correspondemos ao pedido de Nossa Senhora na busca assídua dos sacramentos e de uma profunda e autêntica vida de oração. Com a Santíssima Virgem, a Senhora de Fátima, a quem temos como modelo de vida interior, aprendemos a acolher, meditar e conservar no coração a palavra de Deus. Fortalecemos nossa fé na experiência sacramental. Encontramos na Eucaristia o alimento de nossa caridade apostólica. Na Reconciliação descobrimos a misericórdia do Pai que imprime em nossas vidas uma conversão dinâmica e contínua e nos faz crescer na capacidade de perdoar. Reforçamos igualmente nossa vida interior e apostólica com momentos de espiritualidade, programados pelo carisma.

Comunidade Luz e Vida

Rua Treze de Maio, 111 - Centro
Campo Belo - MG

Tenha você também a sua rádio