Menu

"Preparai os caminhos do Senhor"

Comunidade

VOCACIONAL LUZ E VIDA

Toda vocação nasce de uma experiência profunda com a pessoa de Jesus. Ele é o sentido e a razão de todo o caminho que trilhamos. Jesus é o verdadeiro autor de toda vocação, pois, é Ele quem chama. Ninguém se intitula vocacionado a um carisma. Ao contrário, é Deus que nos faz pertença de uma vocação específica em benefício de Seu Reino. Porém, a única forma de conhecer o carisma para o qual me sinto chamado, é me aproximando dele. Os primeiros passos para se descobrir Luz e Vida, acontece quando o candidato se achega à vida fraterna e apostólica da comunidade. Por meio da participação e efetivo envolvimento em nossas atividades (retiros, reuniões de oração, apostolados, vigílias, missões, etc.), o candidato encontrará à sua disposição todo instrumental para o discernimento de sua vocação. O "Vem e segue-me" de Jesus ecoará durante todo o caminho vocacional, permeando atitudes, decisões e posturas de cada vocacionado.

PRIMEIROS PASSOS

Quando alguém se sente chamado ao Carisma Luz e Vida, os primeiros passos a serem dados são os passos da aproximação. A Comunidade espera que o candidato se aproxime e se envolva em suas mais diversas realidades fraternas e apostólicas. A partir dessa aproximação, um caminho de discernimento começa a ser trilhado.

ANO ILUMINAR (Ano Vocacional)

Após sua aproximação da comunidade, o candidato que deseja ingressar oficialmente no caminho vocacional, manifesta seu desejo à equipe vocacional por meio de uma carta escrita a próprio punho, acompanhada do preenchimento de um questionário vocacional. O ano vocacional começa no início do ano civil. São realizados 05 encontros vocacionais durante o ano. Tais encontros são chamados de "Iluminar". Diversas temáticas são propostas nesses encontros: História da Vida Consagrada e Novas Comunidades; História da Comunidade Luz e Vida; Carisma, Espiritualidade e Missão Luz e Vida; Vida Apostólica; Vida Fraterna; Estados de Vida; Baluartes; Regras de Vida, Conselhos Evangélicos, etc. Ao longo do ano vocacional, o candidato recebe um acompanhador vocacional (sempre um membro da comunidade que já tenha avançado no caminho formativo e de consagração). No final desse ano, o candidato dá a sua resposta e, também aguarda o posicionamento do governo da comunidade quanto ao seu ingresso no próximo grau formativo.

 PRÉ-PERTENÇA

Depois de dar o seu sim e de receber a confirmação do governo da comunidade, o candidato ingressa na pré-pertença. Nesse estágio, o candidato recebe um formador pessoal. É chamado a viver o ritmo diário da liturgia e as demais regras da comunidade. Participa das formações internas, se engaja mais efetivamente nos apostolados. É chamado a aprofundar-se na Doutrina da Santa Igreja Católica, no aspecto carismático da comunidade, na sua cura interior.
                 Na pré-pertença, a forma de vida será sempre a ALIANÇA.

PERTENÇA

A Pertença expressa o ingresso oficial do candidato no caminho formativo. O membro é acolhido publicamente em celebração propícia, organizada pela comunidade. A partir de então, passa a carregar consigo o sinal de pertença ao carisma Luz e Vida sustentado por um cordão branco que quer lembrar as vestes do batismo e o desejo de santidade. Nessa fase o membro é chamado à vivência das virtudes e ao engajamento formativo no que diz respeito a história, fundamentos e documentos da Comunidade Luz e Vida.

PÓS-PERTENÇA

O Postulantado é a fase formativa onde o membro é chamado a crescer na gratuidade de seu sim. É o tempo do desapego de si e das criaturas. Tempo de entrar com mais adesão à fôrma do carisma. Tempo de se fazer servo. Nessa fase, os membros substituem o cordão branco pelo azul, sinalizando seu desejo de proximidade com a Virgem Maria. Na escola de Maria, o postulante deve aprender a dar um verdadeiro SIM a Deus. Na escola de Maria, se aprenderá a alegria do serviço e se fomentará a graça do avivamento, prometida para os últimos dias.

DISCIPULADO

O Discipulado é a fase da intimidade. Nela o candidato é chamado a crescer na espiritualidade da união com Deus, por meio dos moldes carmelitanos, especialmente através da doutrina de nossos baluartes. O cordão que sustenta o sinal será vermelho, expressando o desejo do candidato em trilhar o caminho da cruz e da ascese na busca da face amorosa de Deus. É também o tempo do recolhimento e, por isso, os membros que ingressam nessa fase formativa se abdicam por um tempo de uma vida mais missionária para dedicar tempo na escuta e na intimidade com Deus.

CONSAGRAÇÃO (Temporária/Permanente)

O tempo da Consagração inaugura a fase de formação permanente. Depois de ter percorrido a formação inicial com suas respectivas fases, o membro da comunidade é convidado a se comprometer com o carisma Luz e Vida e com a Igreja através das promessas de POBREZA, CASTIDADE e OBEDIÊNCIA, segundo seu estado de vida. É a fase do transbordamento de tudo que foi experimentado até aqui. É a fase do anúncio destemido, para o qual fomos feitos nesses últimos tempos.

Verificação
informe os caracteres da imagem

Comunidade Luz e Vida

Rua Treze de Maio, 111 - Centro
Campo Belo - MG

Tenha você também a sua rádio